Logística aduaneira: a importância da sintonia de cada etapa do processo internacional

Auditores fiscais da Receita Federal voltam a paralisar as atividades em todo o País
4 de outubro de 2017
Tribunais já modulam decisão do STF sobre ICMS na base do PIS/Cofins
22 de novembro de 2017
Exibir tudo

Logística aduaneira: a importância da sintonia de cada etapa do processo internacional

A logística aduaneira está cada vez mais sofisticada. A sintonia do sistema que compreende cada etapa do processo de importação ou exportação está cada vez mais eficiente e sintonizada. É exatamente deste movimento preciso do setor que muitas empresas têm encontrado a vantagem de ter uma assessoria especializada neste tipo de negociação que envolve pontos importantes para o sucesso do negócio.

Quem faz parte deste processo é a equipe de despachante que atua no setor com conhecimento pontual e específico. Os detalhes resolvidos e estudados por esses profissionais tornam o processo mais ágil, inclusive até mais barato em alguns casos.

 

Os principais pontos do processo da logística aduaneira

A logística aduaneira pode parecer complexa para quem vê de fora, mas na verdade todo o processo é feito de detalhes e só o profissional capacitado consegue lidar com cada ponto que faz toda a diferença no processo de compra ou venda de produtos envolvendo outros países. Para você entender melhor, separamos abaixo 4 detalhes que são fundamentais no processo da logística aduaneira.

 

1 – Documentação e impostos

Importar ou exportar exige um conhecimento profundo do setor em que atua. Documentos alfandegários e impostos são trâmites comuns e variam bastante de acordo com cada país e conforme a legislação de cada estado.

 

O despachante, até então visto apenas como um solucionador de trâmites envolvendo papeladas, passa agora a lidar e se envolver em todo o processo da importação ou exportação, expandindo sua atuação e ampliando sua capacitação. Este profissional está indo além, mergulhando numa assessoria completa e eficiente.

 

2 – Cumprimento de exigências

Cada país e cada produto tem suas exigências e particularidades, e é preciso cumprir alguns requisitos para que a compra seja feita, autorizada e encaminhada, seguindo sempre a legislação vigente dos países e estados envolvidos.

 

É preciso conhecer a legislação que envolve o setor do cliente. Só neste ponto é possível ganhar tempo, resolvendo de forma direcionada cada ponto da importação ou exportação.

 

O bom profissional do setor está em constante aperfeiçoamento e sempre antenado com os temas e mudanças que envolvem seu trabalho, como direito aduaneiro, comercial e empresarial. Uma equipe preparada e sintonizada consegue desenvolver o seu papel com mais eficiência.

 

3 – Transporte

Seja qualquer for o produto, é muito importante que o despachante auxilie na escolha do transporte e do agente de cargas. Todo o detalhe faz diferença na hora de embarcar e movimentar a carga. Além de considerar o meio mais seguro, o profissional precisa buscar ferramentas para tornar esse processo mais acessível, seja resolvendo a burocracia específica desta parte, ou mesmo na negociação direta com as empresas logísticas responsáveis. Vale lembrar que muitas vezes o sistema é intermodal e envolve mais de um meio de transporte, seja aéreo, marítimo, rodoviário ou ferroviário, e o custo naturalmente pode ser maior por esta razão.

Uma equipe de assessoria aduaneira, busca justamente viabilizar o processo sem comprometer o produto, a qualidade em si, e o tempo de importação ou exportação.

 

4 – Armazenamento dos produtos

A separação, a preparação e o armazenamento são pontos importantes e de alto custo na importação e exportação, pois a falta de conhecimento pode gerar atrasos na liberação da mercadoria, onerando ainda mais os custos de armazenagem bem como incidir multas por desacordo nos documentos apresentados junto aos órgãos intervenientes. A qualidade do produto fica em jogo no processo de envio e por isso estudar esses detalhes tem feito parte da vida do despachante que atua com a logística aduaneira.

 

De um modo geral, a assessoria do despachante aduaneiro atua com todo o processo de logística de importação ou exportação, lidando com pormenores que parecem simples, mas que fazem toda a diferença no resultado final.

Se você ainda não conhece essas vantagens da assessoria completa e especializada no sistema aduaneiro, converse com nossa equipe (clicando aqui) e tire suas dúvidas. Lembre-se que uma logística planejada e eficiente é aquela que traz resultados reais, que podem ser apontados e analisados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Olá, como posso ajudar?