Em 2022, o Brasil deu passos importantes em relação ao comércio exterior e sua relação com os outros países. E na área da saúde, isso não foi diferente.

Você possui conhecimento do quão importante são as importações de equipamentos médico-hospitalares no Brasil? 

 

Como acompanhar a evolução da medicina em um país subdesenvolvido?

Ou, como acessar novas tecnologias no segmento da saúde?

No decorrer deste artigo, abordaremos de forma prática as respostas para estes questionamentos.

Leia até o final para tirar todas as suas dúvidas.

DESAFIOS ENFRENTADOS PELO BRASIL NO COMÉRCIO EXTERIOR

Atualmente, é um enorme desafio para um país subdesenvolvido manter-se em evolução tecnológica no segmento da saúde diante de um cenário desafiador, onde não há investimentos suficientes de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e isso reflete nas ações no comércio exterior

O Brasil possui o maior sistema único de saúde do mundo, fator que aumenta ainda mais a necessidade de uma indústria nacional fortalecida que supra as necessidades do mercado interno e disponha de equipamentos atualizados para atender a população.

 

Entretanto, o cenário brasileiro de produção e desenvolvimento de equipamentos de alta tecnologia e que acompanhem as tendências mundiais é precário.

Se compararmos os investimentos de países desenvolvidos em P&D, podemos obter uma resposta clara e objetiva do motivo da dependência de adquirir produtos e equipamentos importados.

Países como EUA (2,84%), Alemanha (3,05%), Suíça (3,17%) e China (2,11%) direcionaram em 2017, no mínimo, mais do que 2,1% dos seus PIBs em P&D, enquanto o Brasil no mesmo ano destinou cerca de 1,09%. 

Além disto, nestes países há também uma forte presença de investimentos privados para o segmento.

 

QUAL A RELEVÂNCIA DO COMÉRCIO EXTERIOR NA ÁREA DA SAÚDE?

A importância do Comércio Exterior para desenvolvimento e evolução da medicina no país é de extrema importância.

 

O Brasil depende de importações devido ao baixo investimento em ciência e tecnologia, inovações e no desenvolvimento de uma indústria nacional capaz de produzir tais bens de valor agregado.

 

Como exemplo, podemos citar a carência de equipamentos durante a pandemia, principalmente respiradores e monitores cardíacos. 

 

De janeiro a dezembro de 2021, o Brasil importou US$ 6,7 bilhões em produtos, equipamentos e insumos usados na saúde, sem contar medicamentos, de acordo com o Boletim Econômico da Abiis (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde).

Portanto, a cadeia de suprimentos brasileira opta por recorrer aos fabricantes mundialmente conhecidos e prestigiados pelo mercado frente aos equipamentos de qualidade e reputação ilibada, pois atingir um desenvolvimento científico e tecnológico de alta capacidade e especialização.

 

Os principais países exportadores de tais bens para o Brasil são Alemanha, Bélgica, China, Estados Unidos, Irlanda, Itália e Suíça. 

Embora EUA e Europa dominem o comércio exterior de produtos médicos, a China também se destaca no setor, sobretudo de produtos menos intensivos em tecnologia, como por exemplo, materiais descartáveis.

Desta forma, a interconexão dos mercados através de operações internacionais é uma excelente alternativa para suprir a demanda local e abastecer o mercado. 

Além disto, todo o sistema acaba sendo constantemente modernizado e acompanhando as tendências tecnológicas desenvolvidas nestes países.

 

COMO NEGOCIAR, IMPORTAR E REALIZAR TODOS OS TRÂMITES EM CONFORMIDADE  COM A LEGISLAÇÃO?

O Grupo Condor está há mais de três décadas no mercado, com foco total em Importação e Operação Logística Internacional especializada na área da saúde.

Atendemos os maiores distribuidores e os principais hospitais, com atuação estratégica, domínio técnico e eficiência operacional, visando a geração de valor em

toda a cadeia, priorizando a redução de riscos e o aumento da competitividade dos

nossos parceiros. 

 

Portanto, se você busca eficiência logística, segurança e um parceiro estratégico e especializado na área da saúde para realizar suas importações, entre em contato agora mesmo com nossa equipe comercial.

 

CLIQUE AQUI para falar conosco.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?